Com o apoio da Fundep, projeto promoveu capacitação para alunos de Medicina Veterinária da FUU.
Reconhecendo a importância de fortalecer a formação acadêmica e técnica de futuros profissionais, a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) apoiou o curso de reciclagem aos alunos da Faculdade de Medicina Veterinária da Fundação Universitária de Uberlândia (FUU). Realizado em convênio com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o curso teve como objetivo principal reciclar e reforçar o conhecimento dos alunos próximos à graduação, preparando-os para atuar tanto na iniciativa privada quanto em instituições governamentais.
De acordo com o relatório do projeto, o curso foi dividido em duas partes, sendo a primeira realizada entre setembro e dezembro de 1975. As aulas teóricas ocorreram na Faculdade de Ciências Econômicas, enquanto as práticas foram ministradas nas dependências da Faculdade de Medicina Veterinária da FUU e em fazendas da região de Uberlândia. O programa contou com disciplinas como Zootecnia, Clínica e Cirurgia Veterinária, Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal, e Medicina Veterinária Preventiva, totalizando uma carga horária de 569 horas/aula por professor e 374 horas por aluno.
O projeto seguiu um cronograma rigoroso, com exceção de três disciplinas que não puderam ser ministradas devido a atrasos no início das atividades. A avaliação dos alunos foi baseada em trabalhos teóricos e práticos, além de provas escritas, e os resultados foram considerados satisfatórios, com destaque para o alto nível de interesse e assiduidade da turma.
O gerenciamento administrativo e financeiro ficou a cargo da Fundep, que viabilizou a execução do curso por meio do Convênio nº 034, firmado com o MEC/DAU. A iniciativa contou ainda com a participação de professores da UFMG, que ministraram as disciplinas e supervisionaram as atividades práticas.
Ao final da primeira etapa, constatou-se que o curso cumpriu seu propósito de capacitar os alunos, oferecendo-lhes ferramentas científicas e técnicas essenciais para a atuação profissional. A segunda parte do projeto estava prevista para março de 1976, com expectativas de continuar contribuindo para a excelência na formação dos estudantes.
Curso de reciclagem em Medicina Veterinária
Descrição: O projeto teve como finalidade reforçar a formação de alunos de Medicina Veterinária por meio de aulas teóricas, práticas e estágios em fazendas, visando a capacitação técnica e científica para o mercado de trabalho.
Coordenação: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em convênio com a Fundação Universitária de Uberlândia (FUU).
Execução: Faculdade de Medicina Veterinária da FUU.
Financiador: MEC/DAU, com apoio da Fundep.
Data de início: 22/09/1975
Término: 22/12/1975 (primeira etapa).


