




No coração de Diamantina, a Casa da Glória guarda séculos de história. Os casarões do século 18, unidos pelo passadiço suspenso que se tornou símbolo da cidade, já foram morada, educandário, orfanato e hoje são espaço de ciência, cultura e memória.
A história recente desse patrimônio se entrelaça à da Fundep. Ainda no início dos anos 1980, a Fundação esteve presente na primeira grande restauração do conjunto, ao lado da UFMG, do MEC e do Iphan. Desde 1993, cuida da gestão administrativa e viabiliza projetos que mantêm vivas as atividades de ensino, pesquisa e extensão do Instituto de Geociências naquele espaço único.
Esse compromisso se renova constantemente. Em 2022, a Casa da Glória foi contemplada com recursos internacionais para sua revitalização, e a Fundep assumiu mais uma vez a missão de gerir os investimentos que garantem a preservação da estrutura e a segurança de seus visitantes.
Mais do que conservar paredes centenárias, o trabalho da Fundep ajuda a manter viva a memória de Minas Gerais e a projetar a Casa da Glória para o futuro – como lugar de conhecimento, cultura e encontro de gerações.