Galeria

Giramundo Teatro de Bonecos

previous arrowprevious arrow
01

A fotografia em preto e branco captura um homem com óculos e barba e uma mulher, ambos vestidos com jeans, manipulando marionetes por meio de fios visíveis, em um ambiente que sugere um palco com cortinas ao fundo. Dois bonecos estão suspensos no primeiro plano.

02

A fotografia colorida exibe um espetáculo do grupo de teatro de marionetes Giramundo, focando em um boneco de uma senhora de óculos e manto vinho, que está sobre a borda de um palco. O cenário de fundo é colorido, imitando uma casa.

03

ricamente decorada, associada ao grupo Giramundo. O objeto tem um rosto branco estilizado com traços pretos e um cachimbo, usando um chapéu listrado e um grande cocar com penas brancas, vermelhas, azuis e amarelas. O fundo é preto, o que realça o contraste das cores.

04

A fotografia colorida exibe uma cena de um espetáculo de marionetes do grupo Giramundo. Dois bonecos, um de cartola e casaco roxo e outro com um manto escuro, estão sobre a borda de um palco forrada de veludo vermelho, em frente a um cenário de fachada de casas coloridas.

05

A fotografia colorida exibe uma cena dramática entre duas marionetes, associadas ao grupo Giramundo. Uma marionete masculina de pele verde, manto vermelho e coroa com penacho colorido, está inclinada sobre uma marionete feminina de pele clara e coroa dourada, num gesto de romance ou ternura.

06

A fotografia colorida exibe uma cena de um espetáculo de marionetes do grupo Giramundo, onde três bonecos estão posicionados no topo da muralha de um castelo medieval estilizado. O cenário é dominado por uma iluminação dramática azulada, que simula a noite.

07

É uma fotografia de estúdio de uma marionete do grupo Giramundo que representa um leão rei. O boneco tem juba laranja, coroa dourada e um manto real em azul e dourado.

08

A imagem mostra uma cena teatral com três atores caracterizados, interagindo com um cenário que representa uma pequena casa de madeira. A atriz central e os dois atores laterais seguram cordões, sugerindo manipulação de bonecos. Há um boneco de cachorro e outro de um homem no palco.

09

A imagem é uma fotografia de um boneco palhaço cabeça branca, nariz vermelho, máscara preta nos olhos, peruca loira e um chapéu de bobo da corte. Ele veste uma gola de renda branca e uma roupa amarela e branca em losangos, com as mãos abertas

10

A imagem mostra um boneco com características de palhaço, deitado e relaxando em uma rede de dormir de sisal. No chão, à direita, há um pequeno boneco representando um tatu-bola. A cena, iluminada contra um fundo preto

next arrownext arrow

 

O Giramundo Teatro de Bonecos nasceu em 1970, criado pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu, e desde então se consolidou como um dos mais importantes grupos de teatro de bonecos do Brasil, reunindo um dos maiores acervos do gênero nas Américas. Sua trajetória é marcada por experimentações técnicas e expressivas, que inseriram o grupo de forma definitiva na história do teatro brasileiro e abriram caminho para novas linguagens artísticas, como o cinema de animação e o formato multimídia de “museu-teatro-escola” que caracteriza o Giramundo no século XXI.

Ao longo dessa história, a Fundep desempenhou um papel fundamental no fortalecimento e na preservação da memória do grupo. Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, gerenciou o projeto “Memória Viva Giramundo”, dedicado ao registro e à valorização de sua produção artística. Em 1994, apoiou também a criação do projeto educativo “Baú de Ossos”, viabilizando a produção de bonecos e sistemas de manipulação que contribuíram para a formação de novos artistas e para a difusão do conhecimento técnico e artístico desenvolvido pelo grupo.