Em um esforço para promover a capacitação técnica de seus profissionais, a Companhia Vale do Rio Doce (Vale) firmou um convênio com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) para a realização de um Curso de Controle de Processos através de mini-computador.
Este convênio, que contou com a interveniência da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) por meio de seu Centro de Computação (Cecom), teve como objetivo principal a colaboração técnica da Fundep/UFMG-Cecom na estruturação e execução do curso, voltado especificamente para engenheiros da Vale. A Fundep/UFMG-Cecom foi responsável pela coordenação geral do curso, incluindo a esquematização dos programas e a assistência técnica nos trabalhos práticos.
O acordo previu a remuneração dos serviços pela Vale à Fundep no valor de Cr$ 27.712,80, dividido em parcelas conforme um cronograma de desembolso. A aplicação dos recursos, após a retenção de 8% pela Fundep, ficou a cargo da coordenação dos cursos de xtensão do Centro de Computação da UFMG.
O convênio teve início em 28 de abril de 1975 e sua vigência se estendeu até o pagamento da última parcela pela Vale. O foro eleito para dirimir quaisquer questões relacionadas ao convênio foi o de Belo Horizonte. O documento foi assinado pelo Dr. Dioclécio José Pazzini, representando a Vale, e pela Dra. Gilca Alves Wainstein, pela Fundep.


