O projeto foi promovido pela Fundep e UFMG, em convênio com a Caixa Econômica Federal.
O objetivo do curso era familiarizar os alunos com o estudo das gemas, suas propriedades físicas e químicas, bem como com os métodos e o instrumental utilizados na sua identificação.
O curso teve duração de 6 dias e carga horária de 48 horas. Foram programadas diversas datas para as turmas, ocorrendo entre setembro e dezembro de 1975. As aulas teóricas e práticas foram ministradas na Caixa Econômica Federal, Agência Guanabara em Belo Horizonte e na Rua da Assembleia, 70 no Rio de Janeiro.
O programa do curso incluía aulas teóricas expositivas e aulas práticas. Além disso, estavam previstas visitas a museus mineralógicos e gemológicos e a firmas de comercialização de pedras coradas e preciosas.
A avaliação dos alunos se dava por meio de provas teóricas e práticas, incluindo provas diárias e uma prova final, além da apresentação de relatórios das aulas práticas. Os equipamentos e aparelhagem necessários para as aulas práticas foram fornecidos pela UFMG.
Ao final, os alunos que tivessem frequência integral recebiam um certificado conferido pela UFMG com a respectiva nota de aproveitamento. O valor do curso era Cr$50.000,00.