Com o objetivo de promover a capacitação em técnicas de programação, a Comissão de Coordenação das Atividades de Processamento Eletrônico (CAPRE) e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP), com a interveniência da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), firmaram um convênio para a realização de um curso padronizado. O projeto, financiado pelo Fundo de Desenvolvimento de Áreas Estratégicas (FDA) e vinculado ao Programa Nacional de Treinamento em Computação (PNTC), teve como foco a formação de profissionais na área de processamento de dados.
O curso, que contou com uma carga horária de 96 horas, incluiu aulas teóricas e práticas, apostilas para os alunos, guia do professor, transparências, exercícios e recursos audiovisuais. A FUNDEP, por meio do Centro de Computação/Centro Audiovisual (CECON/CAV) da UFMG, comprometeu-se a aplicar o curso a uma turma indicada pela CAPRE, responsabilizando-se também pela organização do local e da data das atividades.
Em contrapartida, a FUNDEP recebeu um valor de Cr$ 734.011,00 (setecentos e trinta e quatro mil e onze cruzeiros) para cobrir os custos do projeto, conforme autorização dos recursos do FDA para o exercício de 1975. A CAPRE reservou-se o direito de utilizar o material produzido sem ônus adicional em redes de ensino de segundo grau, universitárias e em cursos internos de órgãos da administração pública, exceto em cursos livres e de extensão.
O convênio, publicado no Diário Oficial da União, vigorou desde a data de sua publicação até o pagamento da última parcela pela CAPRE, conforme cronograma estabelecido. Qualquer questão originada do acordo seria resolvida no foro do Rio de Janeiro.
Assinaram o documento Éloio Costa Couto, presidente da CAPRE; Gilca Alves Wainstein, secretária-executiva da FUNDEP; e Eduardo Osório Cisalpino, reitor da UFMG, além das testemunhas Antonio Mendes Ribeiro e Maria Lisboa de Oliveira, diretores executivos dos centros envolvidos na execução do projeto.
Esta iniciativa reforçou o compromisso das instituições com a formação profissional em computação, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades técnicas essenciais na época.